
CONTEXTO
A Atividade física se tornou um hábito não só para quem ama praticar algum esporte ou simplesmente ir a academia, se exercitar é uma necessidade para quem procura manter uma boa saúde e para isso cada um encontra o que lhe traz mais prazer e satisfação.
​
A Corrida de Rua é uma excelente opção e é uma prática que vai desde uma ótima alternativa para quem busca uma melhor qualidade de vida até uma paixão para corredores amadores e profissionais. Essa atividade vem ganhando cada vez mais entusiastas e se tornou um estilo de vida.
​
Os amantes desse esporte enfrentam muitas dificuldades no seu dia a dia: Vou fazer novamente o mesmo percurso? E se eu tentar algo novo? Mas será que aquele caminho é seguro? Viajei e quero correr na cidade que estou, como ter acesso a um percurso legal? Pensando nessas e em outras dificuldades dos corredores é que foi desenvolvido o Pace a Pace. Entregando uma solução para auxiliar corredores a criarem e escolherem percursos exploratórios pelas cidades.
PROBLEMA
A falta de opções de percursos exploratórios para corredores pelas cidades.
EVIDÊNCIAS
De acordo com o artigo da Istoe.com.br de Janeiro/20, "O número de corredores de rua pode ser de até 11 milhões" , após a Pandemia esse número pode ser ainda maior. O artigo ainda cita que "24,6% dos brasileiros afirmaram praticar corrida e caminhada com alguma frequência.".
-
O desânimo de alguns corredores passa a se tornar comum entre a comunidade por não ter locais diferentes para fazer seus treinos individualizados;
-
As plataformas que disponibilizam essas soluções para os atletas cobram pelos serviços e não apresentam interações com os principais relógios de corrida.


USUÁRIOS
Homens e mulheres que são corredores profissionais ou amadores e tem aptidão com aplicativos de tecnologia.
OBJETIVOS
-
Melhorar a experiência dos atletas na criação de novos percursos;
-
Aumentar a auto-estima dos corredores para explorar novos locais na cidade;
-
Criar uma comunidade onde os atletas possam trocar experiências, desafios e recompensas.

BENCHMARK
Veja o estudo do benchmark na íntegra aqui

1 - As soluções possuem boas referências de design e usabilidade com o usuário, o destaque vai para dois deles o Strava e o Garmin Connect, ambos possuem consistência e boa padronização.
​
2 - Alguns bloqueios impossibilitam os usuários a ter uma boa experiência com a solução por precisar assinar um pacote pago, isso pode inibir o uso do mesmo.
​
3 - É importante destacar que as várias opções de línguas é fundamental para uma boa experiência ao usuário, por se tratar de um nicho específico, os dados e métricas apresentadas seriam mais fáceis serem interpretadas na língua local.
​
4 - As avaliações dos usuários pela Play Store e Apple Store são relativamente boas, porém muitos relatam incompatibilidade do GPS.
​
5 - Dentre os competidores, ambos minimizam possíveis erros que o usuário possa ter na navegação.

PESQUISA
Objetivo
A pesquisa tem como objetivo validar hipóteses e realizar descobertas a respeito dos amantes do esporte, para isso serão coletadas informações de perfil e costumes desse público para compreender se a dor é legítima quando se diz respeito a criação de percursos para a prática de corridas de rua. Além disso, também iremos diagnosticar se os usuários estão satisfeitos com os serviços prestados pelas plataformas existentes e quais dores são possíveis de serem resolvidas
Metodologia
A pesquisa foi feita em duas etapas, começamos pela quantitativa, através de um formulário online para trazer à tona se a dor que estamos supondo é legítima, se os usuários utilizam serviços correlacionados e estão satisfeitos e qual é público mais aderente ao treino individualizado.
A segunda etapa optamos por uma metodologia qualitativa, feita através de videoconferência e entrevistas presenciais para entender quais são os hábitos e costumes dos atletas que já fazem esse treino individualizado, validar se a criação de novos percursos seria o fator motivacional para melhorar a sua experiência durante a corrida e entender se é importante ter outras categorias dentro do esporte.
As pesquisas foram direcionadas para grupos de corrida e pessoas que praticam atividades físicas.
Questionário
O formulário foi dividido em três etapas: A primeira para identificar o perfil do usuário com questões referentes ao gênero, idade e local onde reside. A segunda foi focada em entender seus hábitos na prática esportiva e para concluir, foram validadas questões pertinentes à corrida de rua.


41 participantes (Formulário + Entrevistas)

48,8% das pessoas possuem entre 35 e 45 anos, 29,3% possui acima de 45 anos, mostrando que o público de 35 anos demonstra mais interesse sobre o assunto.

34 (82,9%) dos participantes responderam que praticam suas atividades físicas quatro vezes ou mais por semana. Podemos identificar que as pessoas levam o esporte como um hábito praticamente diário.

43,9% das pessoas têm o hábito de praticar suas atividades com alguém, o que valida a ideia de que é motivador praticar suas atividades com alguém ou compartilhar experiências.

85,4% das pessoas evidenciaram que o fator motivacional é explorar novos locais para correr. Validando a hipótese do plano de pesquisa.experiências.
Dos 41 participantes, 28 (68,3%) são homens e 12 (29,3%) mulheres.

63,4% responderam que preferem praticar sua atividade no período da manhã, o que podemos identificar aqui é que a prioridade da pessoa ao acordar é se preocupar com sua saúde.

A corrida de rua é o esporte mais citado entre os entrevistados, com isso a solução será projetada para atender esse público inicialmente.

72,5% das pessoas preferem utilizar o smartphone para criar ou compartilhar seus treinos.
INSIGHTS
Formulário + Entrevistas
-
O que eles utilizam de forma comum é o celular e o relógio, foi evidenciado na pesquisa que o fone de ouvido acaba atrapalhando o desempenho do corredor no momento da ação. Talvez esse equipamento deva ser opcional e não prioritário.
-
O desempenho dos corredores foi elevado como fator prioritário no quesito: experiência na hora da corrida.
-
Os atletas se mostraram preocupados em planejar primeiro a quilometragem para depois escolher onde correr e se aquele local é realmente seguro. Uma importante feature para a ideação do produto.
​
-
É importante considerar um preview do percurso onde mostre as principais informações daquela determinada rota. (Exemplo: Subidas, plano, asfalto, terra, condições do percurso entre outros).
-
Explorar novos locais validou a solução que pensamos como hipótese para solucionar essa dor. A mesmice não motiva ninguém a continuar. Ver as mesmas paisagens, encontrar no percurso as mesmas pessoas acabam incomodando os atletas a terminar o percurso de forma satisfatória.
-
Dentre os usuários, compartilhar suas rotas ou encontrar novos percursos é fundamental nesse universo. Isso com certeza ajudará na melhora da experiência do atleta. Talvez esse recurso deve ser melhor explorado no produto. O que senti é que eles não sabem muito como fazer isso.
-
Foi unânime a aceitação da utilização de uma plataforma onde ele possa criar, compartilhar e encontrar novos percursos justamente para ajudar a melhorar essa experiência.
PERSONA + MAPA DE EMPATIA

Veja a construção da PERSONA + MAPA DE EMPATIA na íntegra aqui
JOB STORIES
Problema: A falta de opções de percursos exploratórios para corredores pelas cidades.
"Quando eu vou correr, eu quero uma plataforma que me dê opções de percursos para que eu me sinta motivado e encorajado a ter novas experiências."
​
1 - Dor: Criação de percursos e rotas sugeridas.
Situação: Estar em um local desconhecido praticando corrida.
Motivação: Criar ou utilizar rotas sugeridas para locais desconhecidos.
Objetivo: Aumentar a motivação ao explorar novos locais.
"Quando eu estiver em um local desconhecido, eu quero utilizar uma plataforma que me mostre a opção de criar ou sugerir novas rotas para as minhas corridas para que eu não me desmotive a correr. "
​
2 - Dor: Saber se o local escolhido é seguro.
Situação: Poder encontrar locais seguros para correr.
Motivação: Encontrar locais que sejam seguros, minimizando o risco de roubo e imprevistos.
Objetivo: Ter segurança ao escolher um local.
"Quando eu escolher um novo local para correr, eu quero ter a certeza de que aquele local é seguro para que eu não seja surpreendido negativamente. "
​
3 - Dor: Não gosto de correr com fone de ouvido.
Situação: Prática de corrida.
Motivação: Acompanhar meu trajeto sem necessidade de fones de ouvido.
Objetivo: Aumentar a concentração durante o treino.
"Quando sair para correr, eu quero acompanhar meu trajeto sem precisar usar o fone de ouvido para que eu aumente minha concentração."
​
4 - Dor: Otimizar melhor o tempo dos meus treinos.
​
Situação: Escolha de percurso para correr.
Motivação: Visualizar na plataforma filtros de por quilometragem.
Objetivo: Estar alinhado ao meu treino do dia.
​
"Quando eu escolher locais para correr, eu quero sugestões de percursos por quilometragem para que esteja alinhado ao meu treino."
​
5 - Dor: Pré-visualização do percurso.
Situação: Busca de locais para correr.
Motivação: Visualizar detalhes do percurso.
Objetivo: Ter a opção mais assertiva para o meu treino.
"Quando eu buscar locais para correr, eu quero poder visualizar os detalhes do percurso para que eu escolha a melhor opção para o meu treino."

FLUXOGRAMA DE USUÁRIO
Veja o FLUXO DE USUÁRIO na íntegra aqui

WIREFRAME MÉDIA FIDELIDADE



TESTE DE USABILIDADE
-
Ícone de criar percurso com difícil entendimento;
-
Terá opções de enviar para amigos? Compartilhar;
-
Avaliações dos percursos;
-
Readequação do menu realocando a opção favoritos para "conta";
-
O ícone de coração no resumo das corridas causou dúvida se é para favoritar ou curtir;
-
Importante exibir na tela de "Buscar" percursos próximos;
-
Ícone para utilizar o percurso do meu amigo.
No teste de usabilidade pude enxergar o quão importante é para usuário a compatibilidade entre o sistema e o mundo real, uma das principais heurísticas de Nielsen. Apliquei imediatamente as correções e em seguida validei com outras pessoas que não estavam no primeiro teste. Não é novidade que para o produto se manter em pé os testes devem ser constantes e precisos.
DESIGN SYSTEM


MENSURANDO ESFORÇOS
O objetivo de todo negócio é vender. Engana-se quem foca nisso e não enxerga quais ferramentas são necessárias para chegar lá. Para crescer de maneira consistente, é preciso avaliar constantemente o que você pode entregar de diferente e relevante para o seu usuário. A tecnologia trouxe ao mundo moderno diversas possibilidades que ajudam aumentar as possibilidades e de outro lado, dificuldades para se diferenciar dos outros. Para mensurar o desempenho do produto, quatro métricas foram escolhidas:
​
1 - Instalações e Tempo de permanência
Para compreender se os usuários possuem interesse na proposta do produto, um dos indicadores é analisar o número de downloads e instalações. Além disso, outro KPI que será mensurado será o número de desinstalações além do tempo de permanência na plataforma.
​


2 - Quantidade de cadastros e engajamento
Para entender se o produto oferece o que os usuários necessitam, medimos além da quantidade, a qualidade dos cadastros visando compreender a frequência de uso e principais interações com o produto.
​

3- Quantidade de percursos criados
Através da quantidade de percursos criados é possível compreender se a principal funcionalidade do produto está agregando valor aos usuários da plataforma.
​

4- Quantidade de usuários que utilizam percursos existentes
Essa métrica visa identificar a quantidade de percursos pré-existentes utilizados na plataforma para confrontar com a criação de novos. Com isso, podemos entender quais são as preferências dos usuários quando o assunto é percurso.
​

LANDING PAGE


PROTÓTIPO

